Reflita, existem programas computacionais suficientes para projetos estruturais, disponíveis no mercado? Então, leia nesse artigo e descubra os melhores softwares para cálculo estrutural.

No entanto, aqui o propósito é ajudá-lo a conhecer o que há de melhor no comércio de softwares para estruturas, sem tentar classificá-los e ordená-los em uma escala de excelência e prioridades.

Dessa forma, um engenheiro estrutural necessita trabalhar com pelo menos um software ou aplicativos, para realizar suas tarefas, com redução de tempo, prazos e muito mais produtividade.

Além disso, estruturas mais complexas, devido a sua geometria, problemas não lineares ou dinâmicos são resolvidos com uso de modelos sofisticados, por meio de softwares mais potentes.

E entenda isso: respostas a perguntas sobre melhor software são sempre muito subjetivas, e muitas vezes, surgem de uma posição de preferência, habilidade, ou até mesmo, o preço.


Logo, o “melhor” software é aquele que é capaz de atender às necessidades do projetista de estruturas, porém, nunca substituí-lo por completo, ou tomar decisões.

Portanto, confira agora uma lista de 26 melhores softwares para cálculo estrutural, no cenário nacional e internacional.

Leia o artigo até o final, pois tem opções gratuitas para você conhecer.

melhores-softwares-para-cálculo-estrutural

Introdução aos Melhores Softwares para Cálculo Estrutural;

Então, os programas comerciais oferecem muitos recursos, e incluem pelo menos modelagem, simulação e visualização.

Sendo assim, essas ferramentas permitem aos engenheiros projetarem estruturas das mais simples às mais sofisticadas, tais como:

  • Estruturas de Concreto Armado ou Protendido;
  • Estruturas de Aço;
  • Estruturas de Madeira e muito mais;

Agora, o que considerar para escolher o software de engenharia estrutural? Vejamos alguns pontos importantes:

  • Requisitos de Projeto: alinha-se com as suas necessidades específicas? seja para edifícios, pontes ou estruturas quaisquer;
  • Orçamento: certifique-se de que os custos se encaixam no seu orçamento, pois os preços variam e dependem de uma série de fatores.
  • Requisitos Técnicos: está de acordo com as capacidades técnicas e as necessidades da sua equipe de projeto;
  • Integração: com outras ferramentas ou sistemas que você usa, por exemplo, plataformas BIM;
  • Recursos: como modelagem, análise, simulação, visualização e muito mais. Certifique-se de que ele possa lidar com as demandas complexas de projetos;
  • Suporte e Treinamento: eles ajudam muito a dominar o software;
  • Feedback de Usuários e Avaliações: fornecem revelações valiosas sobre seu desempenho e usabilidade;
  • Atualizações e Manutenção: para aprimorar a segurança e o desempenho;

Dito isso, vamos começar a lista dos 26 programas computacionais para engenharia estrutural?

1 — TQS;

Para começar o repertório dos melhores softwares para cálculo estrutural, a TQS cria softwares para desenvolver projetos estruturais.

Sendo assim, o TQS abrange diversas áreas, como estruturas de concreto armado e protendidas, pré-moldadas, alvenaria estrutural, elementos metálicos e mistos, interação solo-estrutura, entre outros.

Logo, o engenheiro passa por todas as etapas do projeto estrutural, desde a inserir plantas de arquitetura, concepção e análise estrutural, dimensionamento das armaduras e análise dos resultados.

Além disso, a geração dos desenhos finais e dos relatórios completos, de forma automática.

Desse modo, o software possui uma plataforma gráfica própria, compatível com projetos elaborados em BIM, e conforme as normas técnicas brasileiras vigentes.

No entanto, a TQS disponibiliza pacotes de softwares adequados ao porte da estrutura a ser projetada, desde residências até edifícios comerciais ou industriais.

Os clientes têm a opção de escolher entre diferentes modalidades, tais como:

  • Assinatura mensal: acesso contínuo à versão mais recente do software;
  • Licença perpétua: permite o uso indefinido do software após o pagamento único;

Vale salientar que as atualizações são frequentes, com novas versões lançadas a cada 18 meses, e o suporte técnico prestado por engenheiros.

melhores-softwares-para-engenharia-civil

2 — Cypecad;

Então, o cypecad é um programa computacional para projeto e cálculo estrutural em diversas modalidades, como concreto armado, pré-moldado, protendido e misto de concreto e aço.

Logo, ele engloba todas as etapas do projeto, desde seu lançamento, dimensionamento e detalhamento dos elementos estruturais, como lajes, vigas, pilares, fundações, de acordo com normas brasileiras específicas.

Além disso, ele facilita o processo de lançamento da estrutura, pois automatiza a importação de arquivos BIM ou desenhos de CAD.

Em poucas palavras, o usuário pode adquirir uma licença permanente, e proporciona aos usuários um excelente custo-benefício ao longo do tempo.

Por outro lado, a empresa comercializa um software específico para estruturas metálicas, alumínios e de madeira, o CYPE 3D Metálicas.

3 — Eberick;

Já por meio do Eberick, ele permite modelar, analisar, dimensionar e detalhar projetos com diversos materiais, como concreto armado moldado in loco, pré-moldado, alvenaria estrutural e lajes protendidas.

Além disso, em estruturas de aço, também é possível modelar, analisar, dimensionar e visualizar.

Alguns recursos disponíveis incluem-se:

  • Modelagem 3D Inteligente;
  • Análise e Dimensionamento segundo as Normas Brasileiras;
  • Integração com as Outras Disciplinas de Projeto BIM;
  • Documentação de Projeto com Alto Padrão de Entrega;
  • Extração de Quantitativos e Orçamento sob Demanda;
  • Ferramentas Exclusivas de otimização estrutural;

4 — MultCalc V10;

Agora, o MultCalc V10 propõe uma solução completa e integrada para o cálculo de estruturas de concreto armado, com recursos avançados e que atendam aos requisitos da norma brasileira.

Sendo assim, o software permite a extração de dados relevantes, como pilares, cargas nas lajes e esquadrias, direto do projeto de arquitetura.

Além disso, o programa viabiliza ferramentas para análise de pórtico espacial e grelhas, e promete simplificar ainda mais o projeto de elementos estruturais como lajes, vigas, pilares e fundações.

Após a compra, a licença é permanente e inclui atualizações e implementações futuras.

5 — Edilus;

Para começar, o EdiLus é um software para projetos de estruturas de concreto armado, aço, alvenaria e madeira.

Além disso, ele contém um modelador com elementos finitos integrados, e realiza análise estática e dinâmica de estruturas com várias geometrias e dimensões.


A propósito, a modelagem do edifício, a partir do desenho de objetos paramétricos, é uma característica central da tecnologia BIM oferecida pelo programa.

Logo, todas as informações são centralizadas em um único banco de dados e arquivo, pois proporcionam organização e acesso aos dados do projeto.

Sendo assim, isso permite desenhar elementos estruturais tanto de forma 2D quanto 3D, enquanto se selecionam suas características em qualquer estágio do projeto.

Por outro lado, o programa inclui uma ferramenta de diagnóstico interativa, e identifica qualquer erro de modelagem ou violação de normas, com uma explicação dos erros encontrados em detalhes.

Outros mecanismos envolvidos incluem-se:

  • Elaboração de relatórios, tabelas, cronogramas e documentos de construção.
  • Gerar Pranchas Executivas e Orçamentos.

Em resumo, todos os documentos podem ser impressos ou exportados para formatos padrão, como dxf, dwg, pdf e rtf, para utilização para outros objetivos.

6 — mCalc3D;

softwares-para-estruturas-metálicas

Este aqui trata da modelagem, análise e dimensionamento de estruturas de aço tridimensional, com integração com outros programas.

Sendo assim, torna-se possível a exportação de modelos em formato de arquivos IFC, com um visualizador dentro do próprio programa.

Além disso, ele introduz um modelador de galpões, com recursos como geração de pilares treliçados e inclusão automática de pilares de oitão no modelo estrutural.

E por meio dos módulos de modelagem de prédios, galpões e treliças, facilita a conclusão rápida do trabalho do usuário.

Além disso, ele contém outras características como:

  • Dimensionamento paramétrico interativo da estrutura,
  • Incluir e remover perfis no banco de dados,
  • Renderização, visualização e impressão da estrutura modelada;
  • Auto dimensionamento de barras em relação às normas técnicas,

Portanto, esta é uma ferramenta específica para engenheiros projetistas em estruturas de aço, e a empresa comercializa outros programas específicos, tais como:

  • ligações com parafusos e soldas: cálculo e detalhes;
  • Estruturas mistas e steel framing
  • Calculadora para perfis soldados, laminados e laminados a frio
  • Projeto completo de terças para coberturas e fechamentos;

7 — Revit;

Então, o Revit é um software de engenharia para modelagem paramétrica, análise estrutural 3D, colaboração BIM em tempo real e documentação automática.

Sendo assim, ele fornece acesso a uma grande biblioteca de materiais, que auxilia na seleção e na estimativa de custos.

Por meio da interação com outros softwares garante um fluxo de trabalho perfeito, desde a criação do projeto até a sua execução, pois facilita o trabalho em equipe.

Vale salientar que o software revit é multidisciplinar, pois engloba diversas áreas como arquitetura, engenharia de estruturas, hidráulicas e elétricas.

Portanto, ele engloba-se como um dos melhores softwares para cálculo estrutural.

8 — STRAP;

Nesse caso, o STRAP é um programa de análise estrutural por elementos finitos, com uma interface gráfica e uma gama de recursos, para modelagem e análise de estruturas simples ou complexas.

Uma lista de Recursos incluem-se:

  • Análise de elementos finitos em barras, paredes, elementos 2D e sólidos 3D.
  • Ambiente Gráfico: gera e analisa as estruturas com o uso do mouse.
  • Atualizações anuais com novos recursos com base no feedback do usuário.
  • Comandos com ajuda e exemplos explicativos.
  • Módulo de Estruturas Metálicas e de Concreto Armado, conforme normas nacionais e internacionais;
  • Renderização Realista: Visualize a estrutura em sua forma real.
  • Módulo de Análise Dinâmica e de Deformações: Frequências naturais, sismos, forças vibratórias e análise global de deslocamentos.
  • Interface CAD: Importa e exporta arquivos dxf 2D e 3D para colaboração com outros softwares.

Além disso, atualizações regulares, novos recursos e melhorias contínuas.

9 — Tekla Structural Designer;

A propósito, o Tekla combina projeto e análise estrutural com base em um modelo integrado, com ferramentas para análise completa de estruturas e modelagem BIM.

Em outras palavras, criam-se modelos completos, pois contém todas as informações para automatizar a análise estrutural e lidar com mudanças no projeto, e independem do tipo de material.

Já os relatórios de cálculo atualizam-se no automático, sendo assim, gerenciam-se mudanças instantâneas, sem a necessidade de criar relatórios sempre que houver alterações.

Em poucos minutos, é possível criar várias alternativas de projeto e determinar a solução mais econômica para o cliente. Isso torna o usuário mais competitivo e eficiente, com menos esforço.

Por outro lado, escolha entre uma gama de normas técnicas de cálculo, como códigos europeus e a norma brasileira.

melhores-softwares-de-estruturas-de-concreto-armado

10 — SAP2000;

Para começar, o SAP2000 mantém a tradição de oferecer um conjunto amplo de ferramentas para projetos de engenharia, além de uma interface de usuário sofisticada.

Sendo assim, esta interface intuitiva facilita a criação rápida e instintiva de modelos estruturais, sem a necessidade de longos aprendizados.

Logo, o programa desenvolve soluções para problemas com análises estáticas ou dinâmicas, linear ou não linear por meio do método dos elementos finitos.

Isso mesmo, um software bastante versátil, pois permite a modelagem de estruturas como:

  • Pontes,
  • Edifícios,
  • Estádios,
  • Barragens,
  • Estruturas Industriais,
  • Estruturas Marítimas;

.Muitos engenheiros, donos de empresas de engenharia consolidadas, escolhem este programa como ferramenta principal de projetos, e por essa razão, está aqui com um dos melhores softwares de cálculo estrutural.

11 — STAAD;

Este programa computacional viabiliza soluções flexíveis que abrange diferentes partes da engenharia estrutural, desde a fundação, com qualquer material.

Em específico, trata-se de um software com elementos finitos estruturais, para realizar análises em estruturas sujeitas a diversas cargas, sejam estáticas ou dinâmicas.

Além disso, ele tem diferentes pacotes para o cliente escolher o que é melhor para suas necessidades, e incorpora muitos padrões de códigos de projeto.

No site oficial você também encontra eventos online e um blog com muitos tópicos relacionados à engenharia estrutural.

12 — ETABS;

O ETABS é um software avançado para análise estrutural e dimensionamento de edifícios, com ferramentas de modelagem e visualização 3D.

Sendo assim, ele contém opções de dimensionamento, para uma variedade de materiais, sejam de um único piso a uma torre de vários andares, tais como:

  • Estruturas Metálicas;
  • Concreto Armado;
  • Vigas e Pilares Mistos,

Isso mesmo, o ETABS oferece análises estruturais, mesmo para modelos complexos, e incluem técnicas de modelagem não linear, como etapas construtivas e efeitos diferidos no tempo, como fluência e retração.

Além disso, ele disponibiliza gráficos e relatórios detalhados que tornam a análise e os resultados muito mais compreensíveis.

13 — Robot Structural Analysis Professional;

Então, este é também um software versátil, pois permite calcular uma variedade de estruturas, tais como edifícios residenciais e comerciais em concreto armado e estruturas metálicas.

Além disso, ele utiliza fluxos de trabalho integrados à modelagem de informação de construção (BIM) para trocar dados com o Revit e outras ferramentas de projeto.

Em resumo, ele também apresenta uma série de recursos para análise estáticas, dinâmicas, sejam lineares ou não lineares.

melhores-softwares-para-engenharia-estrutural

14 — Midas Civil;

O midas Civil é um dos principais softwares de projeto e análise de pontes, e combina a modelagem com recursos de análise para lidar com geometria simples ou complexas.

Logo, ele realiza todas as análises essenciais para pontes, como Cargas Móveis, Etapas de Construção e Interação Solo-Estrutura.

Mas também para avaliações mais avançadas para pontes complexas, como:

  • Flambagem;
  • Ajuste de Força de Cabos;
  • Interação com Estruturas Ferroviárias;
  • Análise de Assentamento;

Além disso, o seu pós-processador cria combinações de carga, de modo automático, conforme os padrões de projeto

Logo, os resultados são apresentados de forma prática, com o histórico de tempo, uso de animações e compatíveis com o MS Excel.

Portanto, ele ainda possui recursos integrados de verificação de código de projeto, como Eurocode e muitos outros disponíveis.

Além de pontes, projete barragens, torres de transmissão e estruturas subterrâneas e muito mais.

15 — RAM Structural System;

O RAM Structural System oferece soluções para análise, projeto, desenho e documentação de edifícios de aço e concreto, sob cargas permanentes, ventos e sísmicas.

Sendo assim, desde as fundações e até mesmo componentes estruturais individuais, tudo de acordo com os códigos de projeto locais.

Logo, ele otimiza tempo com tarefas mais demoradas e repetitivas, e assim, concentre-se nos aspectos cruciais do projeto e ofereça uma solução econômica para os clientes.

Por outro lado, a sua integração com aplicativos como Revit ou Tekla permite compartilhar dados estruturais de forma rápida e eficaz.

Além disso, a documentação é atualizada de forma automática, e incluem plantas e elevações, sempre que ocorrem alterações no modelo 3D.

softwares-de-elementos-finitos

16 — DIANA;

Então, este é um extenso pacote de software baseado no método dos elementos finitos, para uma ampla gama de setores de engenharia.

Sendo assim, ele inclui modelos extensivos de materiais, bibliotecas de elementos e procedimentos de análise, baseados nas técnicas mais avançadas e recentes de análise por elementos finitos.

Dessa forma, ele é bem equipado com algoritmos de soluções para otimizar a análise de todos os tipos de modelos lineares e não lineares, tanto em 2D e 3D, e incluem ferramentas para integração com CAD e BIM.

A propósito, o software inclui opções acadêmicas e comerciais.

17 — ABAQUS;

O Abaqus é um software de análise também por elementos finitos utilizado para resolver milhares de problemas em engenharia, algumas delas incluem-se:

  • Análise de tensão, deformação e resposta não linear de estruturas.
  • Simulação de comportamento de materiais complexos, tais como plasticidade, danos e fluência.
  • Análise dinâmica: resposta a vibração, impacto e eventos transitórios.
  • Modelagem de interações multi-físicas, como acoplamento fluido-estrutura e termo-estrutura.

18 — ANSYS;

O Ansys é também para simulação com elementos finitos muito utilizado em engenharia estrutural e áreas afins.

Algumas de suas Principais Funções:

  • Análise estrutural linear e não linear, incluindo estática, dinâmica e resposta a eventos transientes.
  • Modelagem avançada de elementos finitos para uma variedade de materiais e geometrias.
  • Simulação de comportamento térmico e análise de transferência de calor em estruturas.
  • Integração de diferentes fenômenos físicos, como mecânica estrutural, fluidodinâmica e eletromagnetismo.

A propósito, esse trio de programas computacionais baseado no Método dos Elementos Finitos, como o DIANA, ABAQUS e ANSYS convergem para um grau de excelência e supra sumo entre os melhores softwares para cálculo estrutural.

Além disso, eles exigem bastante expertise e experiência por parte dos usuários.

19 — MSC Nastran;

Ele é também um dos programas líderes de análise por elementos finitos disponíveis no mercado.

Sendo assim, o Nastran é multidisciplinar para análise de estruturas, pois é muito utilizado em uma variedade de setores, como aeroespacial, automotivo, naval e muitos outros.

Logo, este software oferece recursos avançados nas áreas de dinâmica, térmica e acústica, permitindo que engenheiros simulem e otimizem o desempenho de componentes e sistemas complexos.

Com o MSC Nastran, os usuários podem realizar análises lineares e não lineares, frequência, fadiga e muito mais.

Para Complementar, Melhores Softwares para Cálculo Estrutural;

  • 20 — Tricalc: Analisar e dimensionar elementos estruturais de concreto, aço, madeira, alumínio e alvenaria, conforme normas européias e americanas; em um ambiente BIM;
  • 21 — SAFE: ideal para modelagem de fundações como radier e sapatas, e inclui também protensão em lajes;
  • 22 — Strand7: sistema a base de elementos finitos usado em aplicações de análise estrutural em engenharia mecânica, civil, estrutural, aeronáutica, de mineração, marinha, transporte e biomecânica;
  • 23 — RAPT: pacote de análises e projetos para sistemas estruturais de concreto armado e protendido;
  • 24 — Tribby3d: software de engenharia estrutural baseado em nuvem, simples, para calcular áreas de influência de pilares e paredes;
  • 25 — RAM Concept: software para projeto de lajes de concreto armado e protendido, incluindo também radier;
  • 26 — SkyCiv: análise de estruturas de pórticos, construtor de seções, flambagem, cabos, placas, frequência, espectro de resposta e análise não linear. Baseado na nuvem e tecnologia API;

E agora? Vamos dar uma olhada no que existe de gratuito por aí? Eles merecem atenção e são incluídos aqui.

Softwares e Aplicativos Gratuitos;

softwares-gratuitos-para-engenharia-civil

Vamos ver o que existe na prática, apesar de não serem completos como os pagos, mas são bastante úteis, tais como:

  • Ftool: software de análise estrutural 2D muito utilizado para fins educacionais e para análises estruturais bem simples, como vigas, pórticos e treliças;
  • Calculix: código de análise de elementos finitos. Ele realiza simulações lineares e não lineares. Utiliza o formato do software Abaqus nos arquivos de entrada e saída, e assim, permite o uso de pré-processadores comerciais. As plataformas compatíveis incluem Unix, Linux e Windows;
  • LISA: software de análise estrutural que permite aos usuários realizar análises lineares estáticas e dinâmicas de estruturas, porém com um limite de 1300 nós;
  • Visual Metal: software para verificar perfis metálicos laminados e soldados;
  • Autometal: programa educacional adequado para projetos específicos de estruturas metálicas;
  • MDSolids: software destinado aos tópicos ensinados no curso de Resistência dos Materiais. Ele contém rotinas para vigas, treliças, pilares, vasos de pressão, propriedades de seção, análise do círculo de Mohr e muitos outros tópicos;

Além disso, a empresa de softwares TQS disponibiliza em sua loja, no site oficial, mediante um cadastro, alguns aplicativos para download, e permitem:

  • Análise de peças de concreto armado e protendido sob flexão simples, composta, oblíqua, cisalhamento ou torção;
  • Cálculo de sapatas isoladas e rígidas;
  • Dimensionamento e detalhamento de lajes maciças;

Considerações Finais Sobre os Melhores Softwares para Cálculo Estrutural;

A propósito, programas computacionais e aplicativos fornecem eficiência, redução de tempo e custos para realização de projetos estruturais.

No entanto, o engenheiro tem que dominar o software por completo, e fazer seu trabalho, com amplo conhecimento da teoria e boas práticas da engenharia.

Então, você tem alguma indicação a mais na lista dos melhores softwares para cálculo estrutural? Deixe nos comentários abaixo.

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.