Com relação ao projeto de escadas, existe uma variedade de materiais disponíveis, por exemplo, a madeira, o aço, o vidro e até pedras naturais, porém, o foco aqui é nas escadas de concreto armado.

Aliás, elas estão em quase todos os lugares, como casas, edifícios residenciais, locais públicos, ou seja, fazem parte do nosso dia a dia.

Dito isso, as escadas de concreto armado são escolhas populares entre arquitetos, engenheiros e proprietários, pois agregam soluções versáteis e contribuem para a aparência, elegância e modernidade de um espaço.

E também, adaptam-se de forma fácil a diferentes estilos de arquitetura e necessidades nos projetos de engenharia.

Além do mais, a liberdade para moldar o concreto, e assim, criar formas únicas e incríveis, ou seja, um algo a mais que outros materiais raramente conseguem proporcionar.

Por outro lado, as escadas de concreto são bem resistentes e duráveis, e com um projeto bem elaborado e uma manutenção adequada, elas podem durar por muitos anos.

Agora, vamos entender mais sobre as escadas de concreto armado, portanto, prossiga na leitura do artigo.

escadas-de-concreto -armado

Elementos básicos de uma escada de concreto armado

Então, as escadas de concreto armado são estruturas compostas por uma série de degraus, com ou sem patamar, logo, permitem o acesso vertical entre níveis ou pisos diferentes.

Aliás, elas possuem funções fundamentais e básicas, tais como, servir para a circulação de pessoas, móveis e objetos.

No entanto, para que cumpram plenamente sua função, é fundamental que seus elementos constitutivos sejam bem projetados e executados.

Assim, cada componente tem um papel específico no funcionamento da escada, contribuindo para sua estabilidade estrutural, segurança e conforto dos usuários, dentre eles:

Espelhos

A propósito, esta é a parte vertical de cada degrau, responsável por conectar um piso ao próximo. Logo, a sua altura é fundamental para determinar o conforto e a segurança da escada.

Assim, o espelho define o esforço necessário para subir ou descer a escada, portanto, um espelho muito alto exige mais esforço físico, enquanto um muito baixo pode quebrar o ritmo natural dos passos.

Dito isso, é essencial que todos os espelhos de uma escada tenham a mesma altura para evitar tropeços e desconfortos.

Degraus

Degrau ou piso é a superfície horizontal onde o usuário apoia os pés ao subir, ou descer. Assim, ele é um dos componentes mais perceptíveis da escada e deve oferecer conforto e segurança.

Logo, o degrau influencia no ritmo da caminhada, pois quando são muito estreitos, forçam o usuário a pisar com a ponta dos pés, enquanto pisos mais largos oferecem uma base mais estável.

Por outro lado, a sua superfície deve ser antiderrapante para reduzir o risco de escorregões, em especial, em áreas externas ou úmidas.

Patamar

Agora, o patamar é uma base horizontal localizada entre lances de escadas ou no início e término delas, e interrompe uma sequência de degraus,

Logo, ele oferece uma área de descanso ou mudança de direção na escada e proporciona segurança e conforto ao usuário,

Portanto, fazer pausas durante a subida ou descida, reduz o esforço físico em escadas muito longas, melhorando a circulação.

Lances

Em princípio, é o conjunto de degraus e espelhos que conecta dois pontos de diferentes alturas dentro de uma escada.

Assim, eles podem ser retos, em curvas suaves, como em escadas helicoidais, ou em ângulos mais definidos, como nas escadas em L ou U, dependendo do layout arquitetônico e do espaço disponível.

A inclinação do lance deve ser proporcional à altura do espelho e à largura do degrau para evitar desconforto ou perigo.

Vigas de Apoio

As vigas de apoio são componentes estruturais que sustentam a escada, garantindo sua resistência e estabilidade.

Assim, tem a função de servir como apoio da escada, das paredes e de distribuir para os pilares.

partes-de-uma-escada

Guarda-corpo e Corrimão

Embora sejam considerados complementares, guarda-corpos e corrimãos são essenciais para a segurança dos usuários.

Por um lado, o guarda-corpo é uma estrutura instalada ao longo das laterais da escada, destinada a evitar quedas.

Assim, ele pode ser feito de diferentes materiais, como vidro, metal ou madeira, e ter altura e resistência adequadas, conforme regulamentações.

Por outro lado, o corrimão é o suporte também instalado na lateral da escada, projetado para que as pessoas se apoiem durante o uso.

Deve ter altura e formato suficientes para facilitar o manuseio e proporcionar segurança adicional.

Geometrias Básicas das Escadas de Concreto Armado

Então, a geometria de uma escada deve alinhar-se com as exigências do corpo de bombeiros de sua cidade, e também com as diretrizes da norma brasileira NBR-9050.

Agora, a base de tudo é adaptada pela famosa fórmula de Blondel, onde se tem uma relação entre a altura dos espelhos (e) e o comprimento dos degraus ou piso (p):
0.63 m ≤ 2e + p ≤ 0.64 m;

Aliás, esta fórmula de Blondel busca garantir que a energia gasta ao subir ou descer escadas seja equivalente ao esforço de uma caminhada em linha reta.

Logo, a ideia é proporcionar ao usuário uma experiência confortável e natural, sem a necessidade de raciocinar durante os movimentos de subida e descida.

No entanto, a norma NBR-9050 admite uma variação um pouco maior, e também, estabelece os limites máximo e mínimos dos degraus e espelhos:

  • Fórmula de Blondel adaptada: 0.63 m ≤ 2e + p ≤ 0.65 m;
  • Pisos ou degraus (p): entre 0.28 m ≤ p ≤ 0.32 m;
  • Espelhos (e): no intervalo entre 0.16 m ≤ e ≤ 0.18 m;

Dito isso, define-se a largura da escada com base no fluxo esperado de pessoas, conforme estabelecido na norma NBR-9077, pois tem-se uma largura mínima de 1,20 m em rotas acessíveis.

Além disso, é obrigatório prever pelo menos um patamar a cada 3,20 m de desnível ou em situações de mudança de direção.

Bem como, entre dois lances de escada consecutivos, o patamar deve ter uma dimensão longitudinal mínima de 1,20 m.

Aliás, a geometria da escada já vem definida no projeto de arquitetura e cabe ao engenheiro estrutural adaptar e fazer o projeto da escada.

Tipos de escadas de concreto armado

tipos-de-escadas-de-concreto-armado

Então, de formas simples e tradicionais a modelos arrojados e modernos, as escadas de concreto armado oferecem versatilidade no projeto estrutural e são ideais tanto para diversos tipos de ambientes.

Assim, cada tipo de escada atende a necessidades específicas, considerando fatores como espaço disponível, estilo arquitetônico, segurança e conforto dos usuários, tais como:

  • Escada Reta: é o modelo mais simples e comum, com os degraus dispostos em linha reta, sem curvas ou patamares;
  • Forma em L: apresenta um ângulo de 90°, com um patamar intermediário para mudança de direção;
  • Forma em U: possui dois lances retos conectados por um patamar intermediário, formando o desenho de um “U“;
  • Plissada ou Cascata: também chamada de escada zigue-zague, tem uma estrutura contínua com degraus projetados em forma de dobradura;
  • Flutuante: a escada parece flutuar com o patamar em balanço e os lances apoiados sustentam a escada;
  • Helicoidal: Forma uma espiral contínua, exigindo pouco espaço para instalação. É uma alternativa estética e funcional;
  • Espinha de Peixe: os degraus apoiam-se em uma viga central, assim, lembra o formato de uma coluna vertebral ou espinha de peixe;
  • Degraus em Balanço: Cada degrau é fixado apenas de um lado com apoio em uma viga lateral ou parede, criando um visual suspenso;

Principais carregamentos em escadas de concreto armado

Então, um dos fatores cruciais para garantir o desempenho estrutural de uma escada é a análise das ações ou carregamentos que atuam sobre ela, e são compostos por:

  • Peso próprio;
  • Revestimento;
  • Guarda-corpo ou parede;
  • Carga Acidental ou Sobrecarga;

Peso Próprio

Em primeiro lugar, calcula-se o peso próprio pela multiplicação do peso específico do concreto armado (૪conc) por uma espessura média (hm) no lance da escada, adaptada para cada tipo de escada.

Já no caso do patamar, a espessura é somente h, sem levar em conta a espessura média, pois não existem os degraus.

Por exemplo, para uma escada reta, conforme a figura abaixo, tem-se:

  • Peso próprio do lance= ૪conc x hm com ૪conc = 2.5 tf/m3;
  • Peso próprio do patamar-૪conc x h ;
escada-reta

Revestimentos

Já para os revestimentos, calcula-se a carga pela multiplicação do peso específico do material (૪REV), com base na norma NBR-6120, e sua respectiva espessura (h):
Carga de revestimento = ૪REV x h ;

Assim, alguns tipos de materiais comuns nos revestimentos de escadas incluem:

  • Madeira: ૪REV = 0.5 a 1.2 tf/m3;
  • Porcelanato:૪REV = 2.3 tf/m3;
  • Granito: ૪REV = 2.7 tf/m3;

Sobrecargas em Escadas de Concreto Armado

Em seguida, destacam-se a carga acidental ou sobrecarga (qs), e também seguindo a referida norma brasileira NBR-6120, por exemplo:

  • Hospitais: qs = 0.3 tf/m2;
  • Escadas sem acesso público: qs = 0.25 tf/m2;
  • Escadas com acesso público: qs = 0.3 tf/m2;

Guarda-corpo ou parede

Agora, pode existir uma viga para apoiar o guarda corpo ou uma parede na lateral da escada, caso contrário, a sua carga também deve ser incluída no cálculo.

Embora na forma ideal, considera-se esta ação como uma carga distribuída e linear ao longo da borda da escada, essa abordagem torna o cálculo mais complexo para situações comuns.

Portanto, uma solução simplificada e eficaz é transformar a carga resultante em uma distribuição uniforme.
qGC= (૪mat x A)/L;
Onde:
mat – peso específico do material utilizado do guarda corpo ou parede, com base na NBR-6120 ;
A – sua respectiva área e L a largura do lance da escada, ver figura abaixo.

guarda-corpo

Aliás, somam-se todas às cargas já previstas, assim, realiza-se o cálculo dos esforços de forma integrada e simplificada, sem comprometer a precisão em casos práticos.

Além disso, a norma NBR-6120 prevê a ação de uma carga horizontal a uma altura de 1.1 metros ao longo dos guarda corpos, patamares de escada, parapeitos e balcões, ou seja, locais destinados à proteção das pessoas.

Considerações Finais

Então, as escadas de concreto armado são uma escolha inteligente para quem busca funcionalidade, durabilidade e estética.

Assim, elas têm a capacidade de se adaptar a diferentes projetos arquitetônicos, e também combinam com custo-benefício, resistência e longa vida útil.

Portanto, na hora de construir ou reformar escadas, considere o concreto armado como uma solução eficiente e versátil.

Gostou do conteúdo? Compartilhe este artigo para alcançar mais pessoas que gostam deste assunto.

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.