Vamos entender mais agora sobre a construção ICF, pois é uma solução incrível, prática e durável, porém, o que esse método construtivo oferece de bom para os construtores e clientes?
Primeiro de tudo, a sigla ICF vem do inglês, “Insulated Concrete Form”, ou seja, “Formas Isolantes para Concreto”.
Agora, visualize o conceito de uma parede “sanduíche”: com duas placas finas de EPS (isopor), sendo uma externa e outra interna, separadas por um núcleo central, constituído de barras de aço e concreto.
Assim, esse é um método de construção, formado por paredes compostas, conectadas entre si, e substitui os tradicionais tijolos, argamassas e as formas de madeira.
Aliás, ele atende a critérios básicos de projeto como segurança, economia e a execução torna-se bem mais fácil do que os métodos convencionais da construção civil.
Portanto, este é o sistema ICF, onde combina as propriedades do concreto armado com as do poliestireno expandido (EPS),e cria-se uma parede bem sólida e resistente. Vamos à leitura do artigo?
O que é a construção ICF?
Então, a construção ICF pode ser comparada a um grande jogo de “Lego”, onde peças modulares de EPS se encaixam com precisão, definindo as partes externas e internas da futura parede.
No entanto, para quem não conhece, veja a figura abaixo, onde as peças de Lego têm um sistema com pontos de junção, semelhante à construção ICF.
A propósito, esses blocos em EPS são leves, fáceis de manusear e montados em camadas, lado a lado, onde se erguem as paredes de modo rápido e sem complicações.
Logo após, posicionam-se também espaçadores, armaduras, escoras e a posteriori, preenchem-se os espaços vazios com concreto entre as camadas de EPS.
É sustentável? Sem dúvidas! O uso do EPS contribui para a redução da emissão de gases poluentes durante o processo de construção e na sua vida útil.
Além do mais, o material é reciclável, logo, promove um ciclo de vida mais sustentável e responsável do ponto de vista ambiental.
E também, o concreto armado é bem durável, isto é, menos recursos serão necessários para manutenção e reparos ao longo do tempo.
Portanto, ele se alinha com as tendências mais modernas da construção civil e atende à crescente demanda por práticas mais eficientes, sustentáveis e econômicas.
Dito isso, a construção ICF propicia uma solução integrada com paredes estruturais e vedação, ao mesmo tempo, em um único modelo construtivo para diversos tipos de empreendimentos que sejam:
- Residenciais;
- Comerciais;
- Industriais;
- Piscinas;
Além disso, proporciona muitos benefícios para empreiteiros e construtores, melhorando a eficiência de seus trabalhos.
E para os clientes e/ou consumidores, proporciona uma experiência agradável, pois se tem uma maior qualidade, durabilidade e conforto nos imóveis construídos.
Portanto, para os usuários finais, a solução oferece uma série de vantagens significativas: tais como:
Conforto Térmico e Acústico
Aliás, o sistema ICF se destaca por sua capacidade de conservar energia em níveis muito superiores aos métodos tradicionais, por exemplo, alvenaria de vedação ou estrutural.
Assim, ele proporciona um ambiente interno muito mais agradável, tanto em relação à temperatura quanto ao som.
Primeiro de tudo, as paredes de EPS preenchidas com concreto armado criam uma barreira densa; logo, isso impede a troca rápida de calor entre o exterior e o interior.
Por essa razão, os locais permanecem frescos em dias quentes e agradáveis.
Como resultado, há uma diminuição significativa no uso de aquecedores e/ou ar-condicionado, o que resulta em considerável economia nas contas de energia.
Já no aspecto acústico, a composição das paredes bloqueia sons e ruídos externos ou internos de outros cômodos.
Isso torna os ambientes mais silenciosos e confortáveis, mesmo em regiões movimentadas ou próximas a áreas barulhentas.
Resistência
Então, o EPS usado na construção ICF tem uma fabricação especial, e se tornam incombustíveis, ou seja,em casos de incêndio, as paredes retardam a propagação do fogo.
Assim, a resistência a chamas é um diferencial importante para qualquer tipo de projeto, pois aumenta a segurança, protege vidas e minimiza os danos estruturais.
Por outro lado, a construção ICF propicia também uma resistência estrutural acima da média devido ao preenchimento com concreto armado.
Portanto, as paredes se tornam sólidas e robustas, capazes de suportar a ação de carregamentos e impactos.
Valorização do imóvel
A propósito, construir com o sistema ICF também agrega muito mais valor ao imóvel, pois as edificações construídas têm:
- Melhor desempenho energético;
- Baixa necessidade de manutenção;
- Maior resistência a intempéries;
As paredes são projetadas para prevenir problemas com umidade, ação de fungos, bactérias e até formação de manchas.
Deste modo, garante um ambiente mais saudável e também impede a ação de infiltração, pois o EPS é impermeável à sua forma natural.
Assim, o imóvel torna-se bem mais atrativo no mercado, com a possibilidade de um retorno sobre o investimento mais rápido.
O que os construtores, empreendedores e os empreiteiros levam como benefícios com o uso deste sistema construtivo?
Ao optar pelo sistema construtivo ICF, eles descobrem uma série de vantagens que vão além do simples ato de construir.
Aliás, esse método transforma o processo de construção, e também os resultados finais, mas quais são, de fato, os benefícios que esses profissionais obtêm ao adotar o ICF?
Vamos explorar os principais ganhos que tornam esse método uma escolha tão atraente no mercado da construção civil.
Construção Acelerada
Neste ponto, a construção ICF permite uma execução muito mais rápida quando comparada a outros sistemas como as alvenarias.
Assim, graças à leveza e ao formato modular dos blocos, as paredes são montadas com rapidez e sem necessidade de etapas demoradas.
Logo, ao eliminar diversas fases do processo, como preparação de superfícies, a obra avança de forma mais ágil, e isso representa até 50% menos tempo gasto na construção.
Redução de Resíduos.
A propósito, uma das grandes vantagens do sistema ICF é sua eficiência na redução de resíduos durante o processo de construção, isto é, diminui em mais de 90% a geração de entulhos no canteiro de obras.
Bem na direção contrária dos sistemas tradicionais, pois eles geram com frequência, grandes quantidades de sobras de materiais como tijolos, argamassa e madeira.
Por outro lado, o sistema ICF utiliza blocos modulares de EPS e concreto armado, com cortes precisos e aproveitamento máximo dos materiais.
Logo, essa característica torna o ambiente de trabalho mais limpo e organizado, e também contribui para a sustentabilidade.
Desse modo, um canteiro de obras sem excesso de entulhos reduz os impactos negativos ao meio ambiente, já que menos materiais precisam ser descartados em aterros sanitários ou outros locais de descarte.
Além do mais, uma geração mínima de resíduos tem um impacto positivo nos custos do projeto. Com a redução do volume de entulho, diminuem os gastos com transporte dos materiais descartados.
Dito isso, eles representam uma parcela significativa do orçamento para construções convencionais.
Bem como, essa economia se reflete em uma gestão mais eficiente dos recursos e fortalece o compromisso com práticas sustentáveis na construção civil.
Portanto, o sistema ICF se apresenta como uma solução inteligente e ecológica para obras que buscam aliar eficiência, economia e responsabilidade ao meio ambiente.
A construção ICF é simples, prática e produtiva
Então, uma das grandes qualidades do sistema ICF é a facilidade de manuseio e montagem, pois os blocos são leves, intuitivos e exigem menos esforço físico dos profissionais envolvidos na obra.
E também, as placas de EPS atuam como forma para o concreto, logo, eliminam a necessidade do uso de madeira.
Aliás, o encaixe modular simplifica a montagem e permite a contratação de trabalhadores com treinamento básico, e assim, eles executam as tarefas com alta precisão.
Agora, essa facilidade também reduz os custos com mão de obra, ou seja, diminui a necessidade de uma grande equipe e torna a construção bem mais acessível.
Porém, é também essencial contar com profissionais qualificados e experientes para garantir que todas as etapas sejam realizadas de modo correto.
Bem como, a maioria dos envolvidos precisa entender os detalhes técnicos do sistema, como posicionamento adequado das armaduras, a correta mistura do concreto, escoramento e a montagem precisa das formas.
Assim, com uma equipe bem treinada e qualificada é possível alcançar os resultados desejados em termos de segurança, desempenho e durabilidade.
Portanto, o sistema ICF é bem produtivo, pois combina a montagem e concretagem mais rápida, assim, reduz bastante o tempo de execução e entrega do empreendimento até antes do prazo estimado.
Instalações Elétricas , Hidráulicas e Acabamento
Já as instalações hidráulicas e elétricas são executadas diretamente no EPS, por meio de cortes precisos, feitos com ferramentas como facas quentes ou serras.
Assim, esse método facilita a passagem de cabos e tubulações, tornando o processo mais ágil e econômico.
Por outro lado, as paredes construídas com ICF recebem uma camada fina de reboco especial sobre as placas de EPS, logo, dispensam etapas como chapisco e emboço.
Além disso, a superfície uniforme das paredes facilita o acabamento, reduzem-se também os custos com materiais como gesso e pintura.
Portanto, diminui o tempo de execução e ainda proporciona um acabamento de alta qualidade.
Considerações Finais sobre Construção ICF
Enfim, a construção ICF é uma solução que une resistência estrutural, vedação, isolamento térmico e acústico e sustentabilidade em um só produto.
No entanto, a metodologia pode ter custos iniciais mais altos, pois ainda não é tão disseminada no Brasil, com poucos fornecedores, e pode dificultar a aquisição do material até próximo do local de uma obra.
E atenção: uma vez que as paredes ICF são preenchidas com concreto armado, logo, realizar modificações e/ou reformas no futuro é mais complexo e oneroso.
Dito isso, abrir novas janelas, portas ou realizar ampliações exige equipamentos específicos e mão de obra especial.
.
Porém, os benefícios a longo prazo, como a eficiência energética e a durabilidade, fazem dessa técnica uma excelente opção para construções modernas e ecoeficientes.
Assim, essa tecnologia permite a construção de edificações mais confortáveis, resistentes e com menor impacto ambiental.
Portanto, ela atende às demandas do presente, e também prepara o setor da construção civil para os desafios do futuro, logo, é uma escolha inteligente para construtores e clientes.
E você? Investiria seu dinheiro num empreendimento construído com ICF? Deixe suas considerações nos comentários.
Sobre o Autor
0 Comentários